A toxina botulínica é aplicável por meio de técnicas injetáveis e perfurocortantes, o que não é considerado um procedimento invasivo cirúrgico, não sendo exclusivo ao uso dos médicos, Porém somente os médicos, farmacêuticos, biomédicos e dentistas tem resoluções de seus respectivos conselhos regulamentando a pratica deste procedimento.
A toxina botulínica é também utilizada em várias ocasiões, aplicada diretamente nos músculos comprometidos, a toxina provoca um relaxamento e bloqueia a atividade motora involuntária, o que reduz a dor e aumenta a amplitude de movimento dos pacientes em caso de tratamentos fisioterapêuticos, ou “paralisa o músculo” (na verdade ela bloqueia a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos, e como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair).
A diferença da toxina botulínica ser um remédio ou veneno está na dosagem e técnica de aplicação, por isso o profissional que executa o serviço deve ser habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ter profundo conhecimento medicinal dentro da sua área de aplicação.
Com a política de aprimoramento, preparo e atualização dos profissionais, a Dra. Francine Hartmann oferece o serviço de aplicação da toxina botulínica, entre em contato conosco para uma avaliação!